BLOG dedicado aos torcedores do glorioso SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA que também sejam apaixonados pelo bom e velho ROCK AND ROLL!


29/08/2008

SUPERLIGA COMEÇA NESTE FIM DE SEMANA


Mundial de Clubes do automobilismo terá primeira prova em Donington Park
Após vários meses de espera, a primeira temporada da Fórmula Superliga começa neste fim de semana em Donington Park, na Inglaterra. A categoria reúne vários times de futebol ao redor do mundo, representados por um carro cada nas corridas. Os representantes brasileiros são Flamengo e Corinthians, os dois clubes com maior torcida no Brasil.
Além do Fla e do Timão, outros 15 clubes estarão representados no circuito inglês neste fim de semana. São eles: Milan e Roma (Itália); Tottenham Hotspur e Liverpool (Inglaterra); PSV Eindhoven (Holanda); Olympiacos (Grécia); Porto (Portugal); Borussia Dortmund (Alemanha); Anderlecht (Bélgica); Basel (Suíça); Sevilla (Espanha); Rangers (Escócia); Galatasaray (Turquia); Beijing Guoan (China); e Al Ain (Emirados Árabes).
Os pilotos também já estão decididos: Tuka Rocha será o piloto do carro rubro-negro, enquanto Antonio Pizzonia será o dono do volante do Corinthians. Só que o amazonense não disputará a primeira corrida por causa do conflito com o calendário da Stock Car. O espanhol Andy Soucek, que corre na GP2, será o substituto do brasileiro.
Nos outros times, o piloto mais famoso é o holandês Robert Doornbos, que já passou pela Fórmula 1 e vai correr pelo Milan. O italiano Giancarlo Fisichella, da Force India, é o dono do carro (e torcedor fanático) do Roma e escolheu o amigo Enrico Tocacello para a posição. Os outros são Borja Garcia (Sevilla), Adrian Valles (Liverpool), Andreas Zuber (Al Ain), Davide Rigon (Bejing Guoan), Tristan Gommendy (Porto), Ryan Dalziel (Rangers), Yelmer Buurman (PSV Eindhoven), Max Wissel (Basel) e Alesandro Pier Guidi (Galatasaray).
Os clubes terão direito a uma porcentagem das receitas de transmissão da categoria (TV européia, TV aberta e internet), espaços de publicidade no macacão do piloto e no carro e produtos licenciados com a marca dos times ligados ao evento. A premiação em cada fim de semana de corrida está estimada em € 1 milhão (aproximadamente R$ 2,4 milhões).
Os carros da Fórmula Superliga serão iguais para todas as equipes. Os chassis são Panoz, fabricados pela americana Élan Motorsports, mesma fornecedora da extinta Champ Car. O peso deve ficar próximo dos 675 quilos, e o modelo da categoria tem tamanho parecido com os carros da GP2.
O motor terá 12 cilindros em V (V12), com 750 cavalos de potência, fabricado pela inglesa Menard Competition Technologies. A rotação máxima é de 12 mil RPM (rotações por minuto) e a capacidade será de 4,2 litros (os da Fórmula 1, por exemplo, são de apenas 3 litros). Cada unidade pesa em torno de 140 quilos e o total do carro deve ficar em 900 kg.
- Ela não será uma categoria de base. O carro é demais, tem um motor V12, que não existe em nenhuma categoria no mundo atualmente. Ele é bom de curva e de freio, só é muito pesado. Com a asa traseira grande, o show vai ser legal, deve proporcionar muitas ultrapassagens - diz Tuka Rocha, piloto do Flamengo.
Todos os clubes marcarão pontos, não importa em que posição cheguem nas duas corridas de cada fim de semana. Ambas terão duração de 45 minutos e a segunda terá o grid definido a partir da ordem inversa de chegada da primeira. Ou seja, o vencedor sairá em último lugar e assim por diante.
O treino classificatório, que decidirá o grid para a primeira corrida do domingo, terá um sistema chamado pela F-Superliga de "disputa de pênaltis". As equipes serão divididas em dois grupos, com 15 minutos cada um. Os quatro melhores avançam ao "mata-mata".
Os oito carros entrarão na pista em duplas e farão minicorridas. Os mais rápidos das quartas-de-final avançam para as semifinais. Os dois melhores disputam a final, que decidirá o pole position. O reabastecimento e a troca de pneus não serão permitidas nas sessões classificatórias.

Transmissão

As corridas no Brasil serão transmitidas pelo SporTV. O canal mostra as duas primeiras, em Donington Park, ao vivo neste domingo, às 7h e 10h (de Brasília), no SporTV2.

Confira o calendário da temporada 2008 da Fórmula Superliga:


31/08 Donington Park Inglaterra
21/09 Nürburgring Alemanha
05/10 Zolder Bélgica
19/10 Estoril Portugal
02/11 Vallelunga Itália
23/11 Jerez de la Frontera Espanha

Nenhum comentário: