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10/09/2008

COM CAMISA PERSONALIZADA, TIMÃO ESPERA R$ 4,4 MILHÕES

São Paulo, 10 de Setembro de 2008 - Fruto de uma ação de marketing inusitada, a Agência Corinthians, criada por um grup

São Paulo, 10 de Setembro de 2008 - Fruto de uma ação de marketing inusitada, a Agência Corinthians, criada por um grupo de torcedores ilustres do time para desenvolver ações capazes de gerar receita para o clube, vai permitir que os torcedores comprem o direito de colocar uma foto sua nas camisas que os jogadores usarão no último jogo do Timão em São Paulo pela série B do Campeonato Brasileiro, no Estádio do Pacaembu.
"A idéia é gerar receita para o clube, e o torcedor ainda leva uma réplica da camisa usada no jogo", conta Fernando Sales, um dos sócios da agência Santa Clara. Torcedor fanático do clube, ele participa da Agência Corinthians.
A camisa foi dividida em pequenas áreas de 4cm x 5cm. "Serão de 400 a 440 espaços em cada camisa", conta Sales. Cada "quadradinho" será comercializado por R$ 1 mil e as 11 camisas do time principal serão comercializadas, o que dá uma receita de, no mínimo, R$ 4,4 milhões para o time.
A venda será feita pelo site do clube. "O torcedor vai escolher em qual posição deseja que sua foto, ou de quem ele quiser, seja impressa na camisa clicando no quadradinho", explica Sales. "Após a confirmação do pagamento, aquele espaço fica reservado para aquele torcedor e não poderá ser comercializado", completa. Daí, o torcedor deve fazer o upload da imagem que será impressa na camisa. Toda a ação está de acordo com as regras da Confederação Brasileira de Futebol. "O torcedor pode comprar quantos espaços quiser", informa Sales. A venda das áreas está prevista para começar na próxima semana.
Púrpura
A estratégia com as camisas envolve também a de cor roxa, que, adotada pelo time, gerou controvérsia entre os torcedores. Segundo o clube, a ação apresenta números positivos. Já foram vendidas mais de 110 mil unidades desde o lançamento em março deste ano. O uniforme roxo é cotado para ser usado no dia 16 de setembro, na partida contra o Brasiliense/DF, em jogo que será transmitido pela TV, e acontece em Brasília.
Isso porque o clube lançou o projeto "Alô Timão", em parceria com a TV Bandeirantes. Nele, o torcedor manda um SMS e escolhe com qual camisa o time vai jogar. As opções são: camisa branca, preta ou roxa. Na ação para escolha do uniforme no jogo contra o Brasiliense, o roxo era a opção mais escolhida pelos participantes, com 43,16% dos votos. Em segundo lugar vem a camisa preta, com 39,94%, e por último a branca, com 16,90%.
Inicialmente, as operadoras parceiras do projeto são Claro, Oi e Tim, sendo que está prevista a entrada da Vivo num prazo de quinze dias. Metade da receita da ação fica com as operadoras e a outra metade com o clube. O custo do SMS varia de R$ 0,99 a R$ 1,40 mais impostos.
Resultados
Quando a atual administração assumiu, há 10 meses, a dívida do clube era de R$ 101 milhões. A quantia caiu para R$ 97,6 milhões em junho, e para R$ 93,5 milhões em 31 de julho, quando foi renegociada com prazos maiores.
Em balanço divulgado na semana passada, o Corinthians registrou um lucro líquido de R$ 12,354 milhões entre os meses de janeiro a julho deste ano, revertendo o prejuízo de R$ 19,012 milhões apurado no mesmo período do ano passado. Passando por um processo de reestruturação, esse é o melhor resultado apresentado pelo clube nos últimos quatro anos.
Em 2006 o déficit havia sido de R$ 18,902 milhões, e em 2005, o clube amargou prejuízo de R$ 15,368 milhões. As principais receitas consolidadas (futebol e clube) foram de R$ 54,114 milhões nos sete primeiros meses do ano, o que representa um acréscimo de 36% em comparação aos R$ 39,7 milhões alcançados no mesmo período do ano passado - o Timão obteve uma receita adicional de R$ 2 milhões por mês neste ano. Esse aumento deve-se, principalmente , às últimas ações realizadas pela diretoria do clube, como ajustes nas cobranças das mensalidades, maior bilheteria, negociação do endividamento e contingências, mais renda com patrocínio e novas ações de marketing como a TV Timão, Fiel Torcedor e Timão Tour - o patrocínio com a Medial Saúde, fechado no final do ano passado, rende R$ 16,5 milhões por ano aos cofres do clube.
Futebol
As receitas com o futebol - não considerando a venda de jogadores - cresceram 31% e somaram R$ 43,130 milhões até o mês de julho, em relação à receita de R$ 32,961 milhões no mesmo período do ano passado. Além disso, a receita com bilheteria mais que dobrou de 2007 para 2008 totalizando uma renda bruta de R$ 10,770 milhões no acumulado do ano até julho, ante os R$ 4,702 milhões obtidos nos sete primeiros meses do ano passado.
(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 9)(Sheila Horvath)


http://www.gazetamercantil.com.br/integraNoticia.aspx?Param=8,0,+,2057979,UIOU

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