BLOG dedicado aos torcedores do glorioso SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA que também sejam apaixonados pelo bom e velho ROCK AND ROLL!


25/07/2008

Parque São Jorge completa 80 anos de história

A Fazendinha fica mais velha e alcança a sua oitava década de vida. Nesta terça-feira a casa do Timão completou 80 anos. O Estádio Alfredo Schurig, o popular Parque São Jorge, ou mais popular ainda, a Fazendinha, foi inaugurada no empate por 2 a 2 entre o Timão e o América-RJ, no dia 22 de julho de 1928, um domingo.

O Timão mandou 469 jogos na Fazendinha - foi o terceiro palco em que mais atuou, atrás apenas do Pacaembu e do Morumbi. Foram 347 vitórias, 60 empates e 62 derrotas, com 1322 gols pró e 480 contra. A última partida oficial aconteceu em 2002: 1 a 0 sobre o Brasiliense, com gol do volante Fabinho.

E antes de constriur seu estádio, o Corinthians disputava suas partidas no extinto campo de terra da Rua José Paulino ou na casa do rival Palestra Itália. Os fundos para a construção do estádio da Marginal Tietê foram angariados por sócios do clube.

O terreno já havia sido comprado em 1926, pelo presidente Ernesto Cassano, por 750 contos de réis, pagos em prestações durante 10 anos ao antigo dono, o Esporte Clube Sírio. Em dois anos o campo foi construído e já começou a ser utilizado em amistosos e jogos do Campeonato Paulista.

Em 1930, o presidente Alfredo Schurig construiu arquibancadas, proporcionou melhorias e batizou o estádio com seu nome. O sistema de iluminação foi inaugurado três décadas depois, no dia 25 de fevereiro de 1961, com uma exibição de gala do Corinthians, que massacrou o forte Flamengo, dos craques Gérson e Dida: 7 a 2.

O Corinthians declara oficialmente que ainda pretende mandar jogos na Fazendinha, assim que promover condições para tal. Apesar de ser a morada alvinegra, a Fazendinha não é o ideal para a maior parte dos corintianos, vide o número de projetos que o clube já apresentou para constriur outro estádio. O último deles - o Fielzão -será avaliado em breve pelo Conselho do clube e tem grandes chances de sair do papel.

Nenhum comentário: