Todos faltam com a verdade na diretoria do Corinthians.
Tudo leva a crer em um esquema de facilitação para o projeto apresentado por Edgard Soares.
Edgard Ortiz, que por muito tempo lutou para que seu projeto de Estádio Corinthiano fosse o escolhido, estranhamente mudou de opinião.
Mentiu ao dizer que abriu mão de seu sonho porque o projeto de Edgard Soares era o melhor para o clube.
Para comprovar o que digo republico abaixo o teor do e-mail que recebi de Ortiz um mês antes dele “mudar” de opinião:
“ESQUENTA A BRIGA PELO ESTÁDIO DO CORINTHIANS
CONSTRUTORAS QUEREM DAR DE PRESENTE, UM ESTÁDIO AO TIMÃO, QUE NÃO GASTARÁ NENHUM TOSTÃO. DEPENDENDO DO QUE ESCOLHER, PODERÁ ATÉ FICAR COM O TRÔCO.
De um lado a SEEBLA/EGESA, que promete um Estádio com 52.000 lugares (bonito e bem elaborado projeto), na congestionadíssima Marginal do Tietê, distando dois quilometros do Metrô, com 4.800 vagas para autos (estacionamento em três sobre-solos).
De outro, a TESSLER/CAMARGO CORREA, (Eng.Marcelo Tessler que projetou o estádio da Hicks, na Raposo Tavares, e que seia construido pela Camargo Correa), que doará ao Timão um Estádio Arena Multi Uso, coberto (cobertura retrátil), para 77.000 pessoas (poderá abrir a Copa 2014 porque a FIFA exige 75 mil), 10.000 vagas para autos, gramado sintético (padrão Star 2, oficializado pela FIFA), em ITAQUERA, na porta da Estação Corinthians do Metrô. Promete também que entregará as chaves na inauguração, já marcada para o dia 01 de setembro de 2010 (4ª. feira), no dia do Centenário. Além do Estádio, o Timão ficaria com a renda total da venda das Plaquetas do Mural dos Construtores do Coringão (idéia do Luis Paulo Rosemberg), que proporcionará ao Clube R$ 300.000.000,00 para reforçar seu caixa e melhorar o CT do Tietê.
Caberá ao Conselho Delibarativo decidir quem dá mais. A torcida foi consultada e não nega sua preferência por Itaquera. Além do terreno já ser do Corinthians (garantia muito maior), o Metrô para na porta do Estádio e ninguem precisa andar 2.000 mtros para ver o Timão em ação. É também muito mais seguro.”
A falta de verdade atinge também o vice-presidente Heleno Maluf.
Ele disse no Parque São Jorge que não tinha conhecimento de outros projetos de Estádio.
Alguns dirigentes parceiros dele, da turma dos “amigos de Kia” disseram que o projeto de Itaquera não estava pronto, que não havia nada no papel.
Comprovarei que todos faltaram com a verdade.
Leia abaixo uma carta enviada pelo Engº Marcelo Tessler ao vice-presidente do clube.
São Paulo, 23 de janeiro de 2008.
Ao
Sport Clube Corinthians Paulista
Rua São Jorge, 777.
São Paulo, SP.
Att : Eng Heleno Haddad Maluf
Ref : Novo Estádio do Corinthians
Prezados Senhores,
Mais uma vez agradeço a atenção dada a nós quando da apresentação do projeto para construção do Novo Estádio do Sport Clube Corinthians Paulista.
Caso a opção do Clube seja receber o Estádio pelas mãos da iniciativa privada, totalmente quitado, nas condições descritas abaixo, serão os seguintes parceiros:
1. Característica do empreendimento
Entrega de um Estádio Coberto para 77.000 lugares, 30.000 cadeiras cativas, 400 camarotes e 5.000 cadeiras numeradas dentro dos padrões FIFA ,em imóvel de propriedade do Clube localizado em Itaquera ao lado da estação Corinthians do Metrô.
Os investidores descriminados abaixo entregarão o Estádio totalmente pronto para uso exclusivo do Clube, desde o dia de sua inauguração, para mandos de jogos nacionais e internacionais obedecendo aos critérios das entidades representativas do futebol. (Federação Paulista de Futebol, Confederação Brasileira de Futebol, Confederação Sul Americana de Futebol e FIFA).
No pacote comercial a comercialização dos ativos imobiliários (Cadeiras Cativas e Camarotes), bem como a licença do Naming Rights será revertido em benefício dos investidores bem como a eventual participação das porcentagens dos títulos de capitalização que possam ser lançados em benefício do Estádio..
A operação do Estádio deverá ser feita, para o bom andamento do negócio bem como preservação do patrimônio, por uma empresa profissional que será escolhida antecipadamente a inauguração.
Todos os ativos colaterais (Shows, eventos, exploração de espaços, bilheterias, serviços de catering, etc), serão benefícios do Clube a partir de sua inauguração.
A comercialização dos ativos dará direito a seus adquirentes a assistir todos os jogos de mando do Corinthians no novo Estádio dos principais campeonatos (Paulista , Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores da América).
Os jogos da seleção Brasileira de Futebol quer sejam amistosos, quer sejam torneios oficiais (Eliminatórias da Copa do Mundo, Copa América, etc) darão aos adquirentes o direito de Primeira Recusa até as datas e preços estipulados pelas associações promotoras (CBF, CSF e FIFA).
O mesmo se aplica a shows e eventos.
Em hipótese nenhuma os adquirentes das cadeiras e camarotes terão direitos a torneios patrocinados pela FIFA (Copa dos Campeões, Copa das Confederações, COPA DO MUNDO, etc).
Vale ressaltar, finalmente, que a brilhante idéia do Sr. Luis Paulo Rosemberg, introduzindo a venda de plaquetas a serem colocadas em murais do Estádio, o que gerará uma receita de R$ 300.000.000,00, deverá ser revertida totalmente para o Corinthians, que receberá o maior e melhor Estádio Arena Multi Uso coberto do mundo, de forma totalmente gratuita, podendo inclusive inaugura-lo já como proprietário. Essa receita bruta das plaquetas que por certo fará muito bem aos cofres do Clube.
2. Parceiros
Projetos e Gerenciamento de Obras : Tessler Engenharia
Planejamento : Sr. Juan Quirós
Construção : Camargo Correa (CCCC)
Estruturação Financeira : Global Equity Properties
Funding : Global Equity Properties
Finalmente afirmamos que, caso o Clube opte em autofinanciar o projeto apresentado, TODOS os benefícios financeiros serão revertidos em proveito próprio.
Atenciosamente,
Engº Marcelo Tessler.
Maluf sabia da existência de outro projeto.
Pior ainda, ele participou de uma reunião no dia 22/01/2008 em que o assunto foi discutido, como demonstra o documento abaixo:
R E U N I Ã O - 22/01/2008
(Marcos Felix Cintra-Eduardo Rocha Azevedo-Ibrahim Eris-
Ernesto Marujo-Heleno Haddad Maluf)
A R G U M E N T A Ç Ã O - “C O R I N G Ã O “
Momento histórico: Centenário (inauguração em 01/09/2010)
e Copa/2014 >75000 p/abrir>77.000
a) Projeto do Clube, sem o risco de parcerias
b) Empresários muito interessados indicam bom negócio
c) Sonho da casa própria pago pela Nação Corinthiana
d) Até agora esperamos que fizessem para nós
e) Pesquisa com as torcidas > mais de 95% - Itaquera
f) Itaquera (Lei e possível perda/relatório da Câmara - Estação Corinthians no Metrô(FIFA) - Z.Leste -W.Feldman - ABCD - Jacú Pêssego/Airton Senna - futuro Anel Rodoviário
g) olhos no futuro > final/Metrô (manobras) 12 estações > futuro Morumbi (10 estações) > diferença de 3 kms. a mais
h) Arena Multi Uso (apelido “CORINGÃO”), coberta (teto retrátil), 100% ecológico (placas solares + reaproveitamento total de água de chuvas e águas servidas (tratamento) - 77.000 lugares (numeradas cobertas - 30.000 cativas/460 camarotes) - 10.000 vagas para autos (6.000 internas / estacionamento arborizado com renda), mais de 10.000 vagas no total / entorno e 500 ônibus. Moderníssimo, padrão FIFA, maior coberto do mundo, gramado sintético (Star 2 - FIFA) (enrola em duas horas - futebol a tarde e rodeio a noite). Pretendemos grama azul com silhueta do distintivo em sobretom no centro.
i) Mantêm apartamentos do CT mais 1 campo de futebol (dá para fazer um ou dois ao lado). Implantação / planta.
j) Credibilidade (comissão) > garnde Banco gestor > iniciar obras em segredo (6 meses) > espera/estratégia/venda/ativos
k) VGV (moodesto plano com idéias que podem gerar até 4 vezes o custo/Estádio = 400.000.000,00)
(pirateei a idéia das placas = L.C.Roserberg)
RESUMO =lucro/total/Corinthians>sem risco de parcerias
CONSULTORIA TÉCNICA - TESSLER ENGENHARIA
Especialistas em estádios - Hicks Muse - Palmeiras
Engo. Marcelo Tessler > cedeu gratuitamente pesquisas, estudos e projetos que herdou > fez todos os estudos e projetos de implantação/Itaquera graciosamente>profissionais que desejam projetar e gerenciar obra /estão dentro do custo estimado de 400 milhões de reais para o CORINGÃO.
(Marcelo fala sobre a parte técnica e responde perguntas)
A T I V O S D I S P O N Í V E I S
(total geral estimado de R$ 1.639.980.000,00)
________________________________________________________
CAMAROTES (arrendamento)
70 Patronos = 198.000,00 (36 x 5.500,00)
160 Premium = 162.000,00 (36 x 4.500,00)
200 Standard = 108.000,00 (36 x 3.000,00)
Total = 61.380.000,00 (a cada 3 anos = 36 meses) 61.380.000,00
______________________________________________________
CADEIRAS CATIVAS (venda definitiva)
10.000 Premium: 60 x 277,00= 16.620,00
10.000 Especial: 60 x 377,00= 22.620,00
10.000 Standard: 60 x 477,00= 28.620,00
Total = 678.600.000,00 (bruto p/desconto bancário) 678.600.000,00
_____________________________________________________
NAMING RIGHTS
R$ 60.000.000,00 (cada 10 anos=R$50.000,00/mês) 60.000.000,00
_____________________________________________________
PLANO DE CAPITALIZAÇÃO “CORINGÃO CENTENÁRIO”
3.000.000 de titulos de capitalização:
R$ 30,00 em 60 meses = R$ 1.800,00 cada
Arrecadação total de R$ 5.400.000.000,00
10% = R$ 540.000.000,00 540.000.000,00
(30.000.000 de corinthianos no Brasil)
(2.500.000 de classes “A” e “B”)
MURAL DE PLACAS
•1 Milhão de placas (10 x 5 cms) = a R$300,00
(30 pgtos. de R$ 10,00 cada uma) 300.000.000,00
OUTRAS RENDAS
1- Cartões de Afinidade (ingressos Internet, etc)
2- Telefone 0900 (c/ parceria - rede de TV)
3- Material/promocional (camisas, brindes, etc) (marketing c/ tema “CORINGÃO”)
4- Vendas antecipadas:
a) sinalização/placas no Estádio
b) placares/telões
c) concessões de restaurantes, bares, etc.
d) outras concessões a determinar
e) inauguração (ingresso patrocinado (não incluído)
_________________________________________________________________
T O T A L G E R A L - A T I V O S = 1.639.980.000,00 _________________________________________________________________
Considerações Finais:
Os recebíveis produto de vendas de cadeiras catívas, suítes, naming right, mais carnês (planos de capitalização), permitem estimar um montante que pode chegar a mais de R$ 1.600.000.000,00. Toda a comercialização e planejamento poderia ser feita em conjunto com o Banco gestor, que poderia utilizar suas Ágências e áreas de Marketing.
HÁ AINDA A POSSIBILIDADE DA OBTENÇAO DE EMPRESTIMOS NA ÁREA PÚBLICA (BNDES, ETC) E VENDA DO NOME (60 MILHÕES), PARA EMPRESA MISTA (”ARENA PETROBRAS”,por exemplo).
O IDEAL SERIA OBTER RECURSO PARA INICIAR AS OBRAS SEM ANUNCIAR NADA E ESPERAR QUE A MÍDIA E A TORCIDA DESCUBRAM QUE O CORINTHIANS ESTÁ CONSTRUINDO O “CORINGÃO”
As perguntas a serem feitas são simples:
Por que Edgard Ortiz mentiu ao dizer que considerava o projeto apresentado por Edgard Soares melhor ?
Por que Heleno Maluf teria dito não conhecer outros projetos quando comprovadamente foi informado e até participou de reunião em que ele foi apresentado ?
Alguém acredita que Andres Sanches não sabia de nada ?
Por que o presidente do Corinthians aprova um projeto comprovadamente pior e que foi apresentado por alguém que ele mesmo considera ser corrupto (conforme e-mail enviado a um torcedor do clube) ?
Difícil não acreditar em coisa errada.
13/08/2008
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