BLOG dedicado aos torcedores do glorioso SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA que também sejam apaixonados pelo bom e velho ROCK AND ROLL!


19/09/2008

CRÔNICA - OS QUE NÃO VIVEM SEM VOCÊ, CORINTHIANS!

"Ah, Corinthians, os que te amam vivem por você, e os que dizem odiar, vivem em sua função."

Do "Estadão" de Domingo
Por: Ugo Giorgetti

Próximo da Avenida Pacaembu o carro se viu no meio da saída dos torcedores do Corinthians.

Os ocupantes do carro, entre os quais eu mesmo, começaram imediatamente a reclamar e amaldiçoar o Timão por quase nos bloquear o caminho e transformar o trânsito daquela hora do sábado no inferno habitual dos dias de semana.

De repente alguém dentre nós fez uma pegunta pertinente, mas que ocasionou um longo e embaraçoso silêncio: “ mas afinal, com quem o Corinthians jogou?”

Ninguém soube responder naquele carro onde não havia um único Corinthiano.

Ficamos assistindo a saída daquela torcida com suas camisas, suas bandeiras tudo tão familiar, mas ninguém sabia contra quem tinham jogado.

Nada do adversário, nenhuma informação.

Era como se tivessem jogado contra ninguém, como se comemorassem a vitória sobre algo invisivel, talvez inexistente.

E de repente me ocorreu que essa era a tragédia da segunda divisão: o esquecimento.

Ninguém sabia contra quem o Corinthians tinha jogado porque o time não estava mais entre nós.

Não fazia mais parte das nossas preocupações. Estava num limbo, num vazio, sobre o qual havia as costumeiras noticias nos jornais, com placar, renda, goleadores,etc. Mas contra quem? Quem seriam os times misteriosos que mereciam a atenção daquela enorme massa torcedora?

Nunca tinha me acontecido coisa parecida desde a infância, isto é, excluir o time do Parque São Jorge do meu horizonte de preocupações.

Nunca tinha me acontecido de perdê-lo de vista e principalmente não me preocupar com ele.
Não saber que lugar ocupava na tabela, quando meu time teria de enfrentá-lo, quem estavam contratando, essas coisas que fizeram parte do futebol como eu o entendo por tantos anos.

Sequer me ocorria torcer contra ele, uma das atividades mais agradáveis a que se entregam os não Corinthianos através dos tempos.

O Corinthians definitivamente entrou em outra dimensão e se encontra num mundo a parte.

Sei que os Corinthianos não percebem isso, evidentemente.

Para eles o time está aí, presente, preparando-se para voltar à primeira divisão e eles encaram a segundona como uma competição qualquer.

Abrem os jornais e lá está Mano Menezes.

Ligam a televisão e lá estão as camisas alvinegras como sempre.

Eles não sentem falta do time.

Mas nós sim.

É a nós, os antiTimão de todas as espécies, que o Corinthians faz falta.

Me entristeceu não saber quem era seu adversário ali no trânsito do Pacaembu depois da partida.

Me entristeceu ver o Corintthians tão distante.

Fui atingido subitamente por essa estranha verdade: esse time me faz muita falta.

Constato que pior do que perder para o Corinthians é não tê-lo como adversário.

É sua presença que garante a grandeza dos demais: só se é realmente grande depois de vencer o Corinthians em alguma decisão empolgante, num domingo de sol, com o estádio lotado.

Não ter essa possibilidade é uma perda irreparável.

Há pouco tempo conversando com meu amigo doutor Clovis Lombardi constatamos que os dois, anticorinthianos fervorosos desde a pré-história, nos lembrávamos de todos os nomes de um longínquo, lendário ataque do destácavel clube: Cláudio, Luizinho, Baltazar, Carbone e Mário.

Esse é o time que me atormenta desde a infância e a quem faço um apelo.

Saia logo dessa nebulosa em que se encontra, volte desse lugar misterioso.

Volte, por favor, odiado caríssimo inimigo.

UGO GIORGETTI (palmeirense)

2 comentários:

Unknown disse...

Só o TIMÃO move paixão.

Muito louco nosso BLOG.


Abraços


FABIÃO

Mosqueteiro disse...

Grande Fabião!

Irmão-Camarada dos jogos do Timão.
Em breve vamos marcar um encontro pra montarmos o site.
Assim que você e todos tiverem um tempo livre.

Saudações Alvinegras, brother!